quinta-feira, 30 de abril de 2009

OFICINA DE BREAK


A Dança de Rua surgiu com os negros americanos.

Nos anos da depressão econômica americana, nos anos 20 e 30 1929, os músicos e dançarinos de jazz e sapateado que trabalhavam nos cabarés das cidades ficaram desempregados e começaram a se apresentar nas ruas.

Nos anos 60, o cantor James Brown lançou o Break,
ainda misturado com o Funk, uma das vertentes do Street Dance, que explodiu nos EUA nos anos 80 e se expandiu mundialmente, sendo que, no Brasil, devido à sua cultura, os dançarinos incorporaram novos elementos de dança. Hoje sua repercussão mundial demonstra que não é um simples modismo. O hip hop representa a única fforça artística e revolucionária da periferia. Os guetos expressando suas dificuldades, suas necessidades de todas classes excluídas...

A CULTURA HIP HOP

A cultura hip hop é formada pelos seguintes elementos: O rap, o graffiti e o break.
A palavra RAP- "rhythm and poetry", quer dizer ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura;
Graffiti - que representa a arte plástica e gráfica, expressa por desenhos coloridos inicialmente4 feitos por
gangues disputando e demarcando becos, muros e trens com seus nomes. Aos poucos a demarcação foi tomando segundo plano para uma verdadeira e nova forma de expressão artística, e se espalhou pelo mundo;
Break dance - que representa a dança, que evoluiu do funk e depois adquiriu movimentos acrobáticos, se transformado em verdadeiro espetáculo.


Os Kamikazes Crew - botando pra ferver em Canavieiras

FEIRA CULTURAL do Movimento Cultural de Canavieiras



Feira de Artesanato


As barracas de artesanato


Demonstração de capoeira


Filarmônica 2 de Janeiro abrindo a festa



EXPOSITORES DA FEIRA DE ARTESANATO
Cristina Helena F Mendes - pintura em tecido



Marlene Araújo Lima - cerâmica



Maria Ângela e Phalcão - acessórios em coco, costura, cosméticos, etc




Maria de Lourdes dos Santos - vagonite


Simone S de Andrade - bonecos em fuxico



Railda Paixão Braga - bolsas e tapetes



Denise C de Freitas - bolsas e sandálias decoradas


Eudeny F Bahia - madeira - Selma Costa - bolsas, sandálias, etc



Clarice F Mendes - pintura em tecido


Maria Aparecida S. Fernandes - crochê


Maria Augusta de Carvalho - crochê




terça-feira, 14 de abril de 2009

FESTIVAL CULTURAL DE CANAVIEIRAS

FESTIVAL CULTURAL DE CANAVIEIRAS

http://www.tabuonline.com.br/

O primeiro Festival Cultural de Canavieiras aconteceu na Praça Maçônica durante o feriadão da Semana Santa. Foi uma programação recheada de atrações representando a cultura e os talentos locais.


Na sexta-feira foi dado destaque para os grupos de dança e o espetáculo foi maravilhoso. No sábado uma viagem pelo mundo da música, do jazz ao rap, passando pela bossa nova e MPB. No domingo predominou o folclore e o teatro, encerrando com chave de ouro essa mostra da riqueza da nossa cultura.


O Festival veio provar que mesmo com pouco dinheiro se pode produzir um evento significativo, contando principalmente com a boa vontade e com a união das forças, o ingrediente mais importante nesse projeto.


O Movimento Cultural de Canavieiras agradece a todos aqueles que de alguma forma contribuiram para o brilhantismo do Festival. Aos artistas que doaram seu tempo e esforço e talento e àqueles que acreditaram na seriedade do nosso trabalho, o nosso muito obrigado.


A nossa entidade não tem fins lucrativos nem ligações político-partidárias ou religiosas. Nossos objetivos são todos voltados para a comunidade, buscando o seu fortalecimento com a revitalização de nossa cultura. Este é apenas o primeiro de nossos eventos e acreditamos que no final todos nós vamos lucrar com o despertar de novos talentos e implementação de oportunidades para o exercício da cidadania dos canavieirenses.





http://tabuonline.com.br/edicoes_anteriores/n772_2009/noticias_locais2.htm