terça-feira, 2 de julho de 2013

artista/ artesã do mês: JANA - pintura em tecido


Jana Lúcia Franco é uma multitalentosa artista canavieirense. Totalmente alto astral, suas habilidades vão da pintura ao bordado, do crochê à costura, da cerãmica ao trabalho com fibras.



Desde muito jovem começou a desenhar e chegou a ganhar dinheiro quando adolescente fazendo ilustrações para trabalhos escolares e ampliando personagens de quadrinhos para festas e outros fins.




Infelizmente por muitos anos Jana se distanciou do seu talento maior e se aventurou por outras formas de arte e artesanato, inclusive se dedicando à costura como meio de vida durante um bom tempo.






Finalmente em 2006 Jana fez um curso de pintura em tecido e redescobriu seu talento maior, talento esse que vem desde então desenvolvendo e aprimorando e pesquisando novas técnicas. Hoje pinta quadros, panos de prato, guardanapos, fraldas, e tudo que sua imaginação mais quiser.




Integrante da AMOC há muitos anos, logo mostrou sua habilidade em pintar cenas dos casarios canavieirenses, encontrando o caminho mais forte de sua busca pela identidade da terra.



Jana se transformou numa das mais renomadas professoras de pintura da cidade e com certeza emprestou seu talento à AMOC com seus cursos e oficinas, capacitando e certificando várias alunas e fazendo presença em todas feiras e eventos em que a AMOC participou.




Hoje focada quase que exclusivamente na pintura em tecidos, ela utiliza materiais de várias texturas e cria  efeitos e relevos com massa e pigmentos diferenciados em produtos para diferentes fins




 Jana também trabalha no papel, na madeira e frequentemente recicla materiais, transformando suas peças em obras de arte sustentáveis.


Alguns de seus trabalhos são planejados e programados, principalmente os que mostram cenas da cidade e dos casarios. Mas Jana gosta também de começar com a tela branca e criar de acordo com a inspiração do momento, produzindo imagens psicodélicas, quase surreais.








Jana se encontra todos os dias no seu ateliê  à  Rua 13 nº 203 das 14 às 17 horas






Para contactar Jana
facebook https://www.facebook.com/jana.silva.3726
email: pipocanes@hotmail.com
telefone: (73) 9976 9393