quinta-feira, 1 de agosto de 2013

artista do mês de agosto: NOÉ DO ALUMÍNIO - UM CASO DE SUCESSO



Noé Cardoso, ou Noel como alguns chamam, é um homem do bem. Sua sinceridade e boa índole são transparentes e seu carisma de homem simples é muito evidente. Um homem trabalhador que hoje alcançou um novo patamar para si mesmo e sua família. Seu trabalho com metal reciclado é surpreendente pela qualidade, acabamento, e variedade.



Tudo começou no início dos anos 80 quando Noé saiu de Canavieiras em busca de novos horizontes e foi morar em Vitória da Conquista. Lá conseguiu um emprego numa fundição fabricando lingotes e foi aí que a ideia nasceu e floresceu.



De volta a Canavieiras foi em 1986 quando Noé começou suas atividades, enfrentando dificuldades, inicialmente morando e trabalhando com esposa e filhos num barraco de madeira de 6 m² de terra batida, fabricando pequenas panelas e outras peças utilitárias com um mostruário que totalizava 6 peças na época.



Sua vontade de vencer e determinação logo começaram a dar frutos, e no final dos anos 80 já tinha construido uma casa para a família e o barracão passou a ser sua oficina. Seu mostruário já contava com 16 peças e ele saía de porta em porta oferecendo seu produto, viajava a outras cidades, começando assim a criar sua freguesia.



Por volta do ano 2000 já teve que aumentar a área de trabalho pois seu mostruário já beirava as 100 peças e o negócio estava em plena expansão. O público começou a ficar mais sofisticado e a pedir peças com mais qualidade em todos os sentidos, principalmente acabamento e design.



Foi em 2003 que seu relacionamento com o Instituto de Artesanato Barão de Mauá em Salvador começou. Recebeu orientações de designers sobre detalhes dos produtos adequados para a loja da Instituição, e desde então suas peças são aprovadas e fazem parte das exposições permanentes em Salvador. Sua responsabilidade profissional lhe trouxe a credibilidade de que desfruta hoje em dia com o órgão estadual.



Com isto as peças de Noé estão já em revistas, programas de TV, novelas e também nos cenários de hotéis e resorts complementando a apresentação gastronômica de chefs de cozinha e banquetes Brasil afora, sem contar os inúmeros estrangeiros que já passaram pela cidade e levaram seu trabalho pelo mundo.



Para Noé o segredo do sucesso, além da qualidade do produto, é satisfazer o cliente, e se comunicar bem com ele. Noé faz questão do contato pessoal com os clientes e está transformando seu negócio em negócio de família: um de seus filhos trabalha com ele principalmente na produção, mas tem sido treinado também na área de atendimento. Noé se sente às vezes sobrecarregado mas alega que tem dificuldades com mão de obra.



Hoje com milhares de peças no seu mostruário, Noé ainda está presente em todas as etapas da produção. Trabalha na fundição durante o dia, faz coleta no final da tarde e ainda arranja tempo de cuidar dos clientes, geralmente marcado com antecedência.



Panelões, caldeirões, churrasqueiras de vários tipos, rèchauds, tábuas para caranguejo, tábuas para carne, colheres, conchas, garfos, abridores, travessas, baldes de gelo, jarros para decoração, números para casas, são apenas alguns dos produtos que Noé oferece em sua loja. E se você tiver um pedido especial, ele também está disposto a atender.



As oficinas de Noé são no Bairro Antônio Osório, à Rua Joel Murta, 169, e seu telefone é (73) 3284 3447. Ele está produzindo o dia inteiro, por isso não atende o telefone durante os horários de trabalho. Para marcar uma visita, o melhor é ligar no horário do almoço, entre 12:20 e 13:00, ou à noite, das 19:00 até as 23:00.





Parabenizamos a Noé pelo trabalho que além de belo e utilitário, ainda apresenta a característica da sustentabilidade, através do trabalho ecologicamente correto da reciclagem de latinhas de alumínio. Um exemplo para todos nós!!!