sábado, 22 de agosto de 2009

SEIS MESES DE MOVIMENTO CULTURAL

O Movimento Cultural de Canavieiras completou seis meses de existência no início de agosto, com muitas razões para se comemorar. Dentro desse pouco tempo de funcionamento, muito foi feito e frutos já começam a ser colhidos, resultados dos esforços e iniciativas desse grupo cheio de motivação e entusiasmo. Desde antes de sua fundação, dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá, o Movimento já estava atuante com a feira de artesanato, que foi seupontapé inicial, no porto, desde o Natal até o Carnaval.
No final de março lançaram oficinas de teatro, visto que não existia mais nenhum grupo teatral atuante na cidade. Hoje o grupo ETC E TAL é uma realidade, com mais de 20 participantes ativos e vibrantes.
Na Semana Santa promoveram o Primeiro Festival Cultural na Praça Maçônica (música, dança, poesia, teatro e artesanato), que foi criado como uma vitrine para que os talentos locais se apresentassem, e foium sucesso total pela força das apresentações e pela resposta do público.
No início de maio foi organizada uma oficina de "Breaking" ou dança de rua, em apoio a jovens que trabalham com dedicação ao estilo, e os Kamikazes desde então vem se despontando, participando e se destacando em competições e se apresentando em ocasiões diversas, com sua
performance eletrizante, inclusive na Conferência do Bem Estar Social.
No São João foi a vez do "Arraiá Curturá" que usou a Praça da Bandeira, espaço esquecido, para uma festa que resgatou essa tradição e que promete ser melhor a cada ano. Concurso de quadrilhas, quermesse, música, comidas típicas, tudo de bom!
Todos do grupo concordam que já se fez muito, considerando os poucos meses de existência. Mas isso é apenas o começo, muitos projetos vêm por aí, pois ainda há muito a se fazer pela cultura da cidade. Existemtradições que precisam ser resgatadas e valorizadas, e a conscientização da população do seu próprio talento e potencial. E além disso apoiar os jovens em suas manifestações e despertar neles habilidades para que possam se expressar e se projetar para o futuro.
O Movimento Cultural de Canavieiras agradece a todos que têm apoiado e acreditado nesse trabalho sério, e vem aos poucos cumprindo a sua tarefa. Participe e contribua você também!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário