sábado, 30 de janeiro de 2010

Um ano de Movimento Cultural


É com muito orgulho que anunciamos o primeiro aniversário do Movimento Cultural de Canavieiras. Caiu exatamente no dia dois de fevereiro, dia de Iemanjá, um símbolo do mar que nos rodeia, nos alimenta o corpo e o espírito, e nos fascina com seus mistérios.

Um ano bem vivido, cheio de aprendizado, de tarefas cumpridas e passos importantes bem dados,bons momentos, alguns não tão bons, mas muitas lições e muito orgulho do trabalho que estamos desenvolvendo. A nossa proposta é despertar e valorizar nossos talentos, organizar e resgatar tradições enquanto criamos e incentivamos novas tradições e passamos conhecimento para a comunidade.

Desde as primeiras reuniões e as primeiras idéias, o que nos guia e guiou foi a certeza de que temos que desenvolver, despertar e incentivar os inúmeros talentos existentes na nossa cidade e valorizar o que é produzido e criado localmente. Ao mesmo tempo criar oportunidades e de preferência fazer com que as pessoas tomem as rédeas do seus próprios sonhos e destinos.

Quando falamos de cultura não falamos apenas de artesanato, folclore, teatro dança e música... cultura também se refere ao nosso modo de viver e agir, e pensar e se comportar. Temos assim a cultura brasileira, a baiana e a canavieirense, e dentro da cidade temos por exemplo a cultura da pesca, do surf, do skate...
Porisso temos que acreditar nessa nossa mistura de tendências e transformar nossa realidade. Só mudando nosso pensamento e acreditando que as coisas vão dar certo é que a realidade então se transforma. O pensamento, assim como a palavra, tem um poder que desconhecemos. Temos que caminhar em direção ao futuro com esperança no coração. E vamos nos apossar da cultura da cidade e buscar o que for necessário para mantè-la viva e saudável. É tempo de conscientizar, sensibilizar e mobilizar as pessoas em direção aos seus sonhos.

Como mostra a nossa logomarca o Movimento representa uma espiral de força e calor, movimento que nos impulsiona e faz com que sejamos instrumentos de transformação. A concha no centro, extraida da bandeira de nossa cidade, onde descansa sobre a cor vermelha, cor do fogo, da paixão, do sentimento, do amor, do sangue e do coração. E o amor pela nossa cidade é o que realmente move nossa entidade e temos muito orgulho do pouco que já avançamos no nosso trajeto.
Nossos projetos para 2010 incluem inúmeras oficinas profissionalizantes que serão ministradas pelos artistas do Movimento Cultural a aprendizes interessados de todas as idades.
O Movimento Cultural nessa empreitada se une a outras entidades da cidade para juntas fazerem a diferença. Alguns parceiros são a Creche Jardim dos Anjos, a Associação dos Moradores do Jardim Burundanga, o Colégio Noécia, o Colégio Modelo, a Associação Viva Canavieiras, o CEOB, a Ecocanes Ong Ambiental, o Grupo de Teatro Etc e Tal, além de sempre contar com o apoio do comércio local.
Está também nos planos a segunda edição do "Arraiá Culturá" que vem trazer um São João diferenciado para nossa terra, e em breve estaremos inaugurando nossa sede e exposição permanente de artesanato na General Pederneiras nº80.
Queremos agradecer a todos os parceiros pela experiência, pois somente nos unindo e nos organizando poderemos caminhar na direção dos nossos objetivos. Obrigado aos que acreditaram, colaborando e patrocinando, e aos colegas de trabalho que tanto se dedicam e doam tanto tempo e esforço.
Parabéns ao Movimento Cultural por estarmos hoje mais perto dos nossos sonhos. Obrigado.

Alex Saporetti, presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário